sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bolo para a mamãe

Ontem liguei para minha mãe e avisei que faria um bolinho para ela hoje.Ela mora sozinha, perto daqui de casa, não quer morar com nenhum dos filhos, apesar de ter 82 anos e problemas de visão .Eu sabia que ela estava com vontade de comer bolo, mas teria que ser dos feitos em casa. Eu tinha um caderno de receitas que fiz quando era mocinha, todo enfeitadinho, mas emprestei para minha irmã há muito tempo e o caderno sumiu, e lá estava uma receita  de bolo que eu mais  gostava de fazer, o nome era "bolo polonês".
Procurei na internet a receita de um bolo que fosse fácil de fazer, porque ela não gosta muito de pão de ló e nem de bolo de chocolate, achei no site " tudo gostoso" um bolo cujo nome está como bolo de chocolate branco, copiei a receita e fui fazer. Quando comecei a bater as claras em neve e colocar o restante dos ingredientes, verifiquei que era a receita do tal bolo polonês.  Agora não perco mais essa receita. Acontece, porém, que esse bolo rende muito e de um bolinho que eu queria fazer, saiu um "bolão"!!! Depois de assado, eu pensei que estava muito grande, simples e resolvi fazer um recheio  com leite condensado, leite, baunilha e amido de milho e ameixas em calda que sobraram do manjar que fiz no ano novo e a cobertura fiz marshmalow, ficou super gostoso e grande parecia bolo de aniversário. Mandei um grande pedaço para a Mamãe ( 1/4) outro pedaço (1/4) levei para a cabeleireira do salão em frente da minha casa, porque é uma pessoa maravilhosa e prestativa, que me disse  que o bolo estava chegando numa ótima hora, pois estava sozinha atendendo uma cliente e com fome. Metade do bolo vamos ter que nos "esforçar" kkkkkk para comer, pena que não posso enviar um pedaço para cada uma das minhas querida amigas blogueiras. Muitos beijos e um maravilhoso sábado!!

o bolão!! cobertura sem enfeites, afinal não é festa.


15 comentários:

  1. Pode me mandar que eu quero....fiquei com vontade, adoro recheio de ameixa. Aqui tem uma loja, chama sodiê doces, são franquias deve ter por aí também, eles tem um bolo "olho de sogra" que é divino, +- parecido com esse seu. Araci, cade a receita do bolo? ?Se puder, coloca para nós. Que bom ter a mãezinha por perto, cuida bem dela. Beijinhos amiga! Adoro vc.
    Mona...*

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que maravilha!!!
    Sabe que acabei lembrando, de quando eu era criança estudei numa escola que todo mês a cozinheira dessa escola fazia um bolinho para os aniversariantes daquele mês, por classe. O seu bolo esta igualzinho ao bolo que a tia Maria Inácia, a cozinheira, fazia no colegio! Incrível! Muito obrigada por me fazer lembrar desses momentos tão especiais das minha infância.
    Bjs,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!Amei tudo esse bolo é demais beijos.

    ResponderExcluir
  4. Araci parabens p sua maezinha e muitas felicidades. Nossa se fosse aqui em casa n precisaria esforco nenhum p comer...com certeza n duraria nenhum dia...rs

    Bjinhos e bom fim de semana

    Eose jp

    ResponderExcluir
  5. Lá em casa estamos com o mesmo problemas meus pais (os dois) 90 anos, e insistem em morar sozinhos. Preocupações eternas.

    ResponderExcluir
  6. Hum, a cara tá ótima!!! Minha avó tem a mesma idade, e tb não quer morar com os filhos... essa semana ela levou um tombo e deu um baita susto em nós!!! bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Araci!! Passando para conhecer seu blog, e que ótimo esse bolo que está com uma aparência ótima e foi feito para sua mãe..paparica mesmo a mãe que tem, não é todo mundo que tem o privilégio de ver sua ma~e chegar a essa idade. Parabéns pelo seu blog, já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  8. Manda para mim uma tirinha desse bolo por e-mail mesmo(chega mais depressa) !!!
    Parabéns e felicidades para a sua mãezinha,que Deus a conserve em plena saúde!
    Beijo,amiga,e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com ciume da tua mãe por te ganhado um delicioso bolo. Sou que nem ela gosto de bolo e que tenha recheio. Adorei a dica. Sua visita me deixou muito feliz, adorei seu cantinho, essa mesa do natal estava linda e os castiçais muito chique. Menina levei uns 3 meses para fazer esse crochê, agora tenho que fazer uma para minha filha, ando atrás de tecidos diferente de lençol.
    Tenha um ótimo inicio de ano que ele venha com muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  10. Oi Araci boa tarde! Menina quanto tempo!! Vi aqui pra baixo que andou animado o seu natal, achei linda ao extremo a sua guirlanda de pinhas, eu gosto de decorações assim mais naturais!

    E essa sua mesa de reveilon, toda branca, um luxo! tem anos que não aprecio um jantar assim com mesa montada, uma pena, adoro!

    Vi também que vc tem jardim gramado em casa, um sonho de tempos! um dia dou um jeito :)

    e o seu post de hj fez lembrar de mim mesmo, ontem acordei de um cochilo a tarde e minha boca parecia que só sabia pensar em bolo caseiro, dei um pulo da cama e fui direto pra cozinha preparar um bolo de fubá com goiabada, nem esperei esfriar e já o devorei quase todo, de ontem pra hj só sobrou 3 fatias! Eu odeio bolo comprado, mil vezes os que eu faço em casa não tem preço!

    aproveitando quero te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, é de uma "agenda" com folhas envelhecidas ;)

    um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Araci! Então coloquei a vontade do bolo de fubá em ti rs se fizer me conta!

    Eu tenho a receita de cabeça, vou te passar por aqui no final deste comentário, não achei seu e-mail.

    Menina essa retrospectiva eu demorei um tempão pra fazer.. não é uma aplicativo não, eu que adicionei foto por foto e escrevi a postagem normalmente ... poderia ser só clica e pronto né?!

    Para você fazer vá no seu blog, olhe as postagens que mais teve comentários ou as que vc mais gostou, pegue os links das suas postagens antigas, e linque-as, as imagens vc usa as mesmas que usou antes.

    RECEITA DO BOLO:

    1 Copo de trigo
    2 copos de fubá
    1,5 copo de leite
    3 colheres de sopa de margarina
    1,5 copo de açucar
    3 ovos
    goiabada e erva doce
    1 colher de sopa de pó royal

    Bata por uns 4 minutos a margarina, o açúcar e a gema do ovo. com as claras bata-as em neve e reserve. Apos afofar o açúcar com os ovos e manteiga adicione o leite misture delicadamente, adicione o fubá o trigo e bate por uns 5 minutos, apos isso adicione a erva doce, o fermento a clara em neve e misture com uma colher. Unte uma forma derrame a massa, e coloque cubinhos de goiabada por cima, e leve pra assar ate dourar!

    ResponderExcluir
  12. Que bolo da carinha gostosa... Hãmi hãmi eu quero rsrsrs
    Minha linda já esta disponivel a aba de seguidores no blog!!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh esqueci!! Obrigado por sua visitinha flor...

    ResponderExcluir
  14. olá Araci
    parece uma delcia
    com calda de ameixa-adoro
    vou ai pegar um pedacim
    bjs
    lu

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um comentário. Me deixará muito felliz. Bjss